Muitos pais ficam preocupados, mas é comum a criança vomitar após a administração de algum medicamento. Portanto, fiquem tranquilos! Nesse texto vou abordar os motivos dessa reação, bem como vou fornecer algumas orientações para evitar que isso aconteça.
A melhor forma de lidar com o vômito pós medicação é com bastante calma e paciência.
Vômitos pós-medicação são bastante comuns, veja algumas orientações úteis para esse caso.
Se o vômito for logo em seguida à medicação, aguarde de 30 a 40 minutos e repita.
Evite medicar a criança com vários remédios de uma vez, pois se ela vomitar você perderá todos eles. Às vezes a criança apresenta uma intolerância a um dos remédios e com isso acaba perdendo todos os medicamentos.
Evite medicar a criança junto com a alimentação, muitos pais fazem isso para facilitar a aceitação da criança. Contudo, não recomendo.
Pois, se ela estiver com estômago cheio e fizer uma náusea por causa da junção do medicamento com a refeição, ela vomitará com certeza. De modo que irá expelir todo medicamento, como também perderá o alimento ingerido anteriormente.
Outra coisa que sou contra, é o uso de alimentos para disfarçar a medicação.
Alguns pais têm o hábito de misturar o remédio com leite, mamadeira, comida, sucos, para enganar a criança e assim fazê-la tomar o medicamento mais facilmente, entretanto, essa prática não é recomendada porque muitas vezes a criança não consome a integralidade do alimento e com isso não recebe a dosagem correta do medicamento.
Sem contar que, a criança passa a associar medicamentos à comida. Logo se ela não gosta do remédio, mas gostava do alimento, a partir dessa associação ela deixará de gostar do alimento também.
Quando ela perceber que o remédio está naquela papinha, no suco, na refeição, ela recusará imediatamente. E mesmo que os pais insistam na ingestão do alimento, tentando convencê-la de que não há medicamentos, ela recusará de qualquer maneira.
Caso a criança, continue vomitando todas as vezes que for medicada, o ideal é que se administre um antiemético de 30 a 40 minutos antes do medicamento principal, aguarde o efeito e só então dê o remédio para criança. Dessa forma, o vômito será evitado.