Qual a idade ideal para a criança viajar sem eles? Quais os cuidados devemos ter?
Com quem ela pode viajar? Nessa época de férias é muito comum os avós, tios, padrinhos, convidarem seus netos, sobrinhos e afilhados para viajar. Principalmente, quando os pais da criança em questão não podem se ausentar de suas atividades profissionais. Nesse texto, conversaremos sobre isso e sobre como tornar essa viagem prazerosa para a criança.
Acredito que a idade não seja o fator principal para determinar quando a criança pode viajar sem os pais, mas sim o amadurecimento e a experiência que ela possui para viajar sem eles.
Contudo, se tivermos que determinar uma idade ideal, acima dos 5 anos é o mais recomendável, pois nessa faixa etária a criança já desenvolveu sua capacidade de comunicação, fala e entendimento.
Tenho pacientes que viajam com os avós desde muito jovens e se adaptaram muito bem, enquanto outros pacientes de 8 e 10 anos, preferem viajar somente com os pais. Dependerá de cada criança.
Aqui vão algumas sugestões, para que a primeira viagem sem os pais corra bem e seja tranquila para ela:
1. Somente autorize a criança a viajar com familiares ou amigos muito próximos da família e dela, pessoas com quem ela realmente se sinta à vontade, tenha intimidade e confiança.
2. Permita que ela passe o final de semana com os familiares com quem ela irá viajar, para que ela vá se habituando com eles e com a ausência dos pais gradativamente. Isso ajudará a fortalecer o vínculo dela com os tutores de viagem.
3. Confie no julgamento da criança. Viajar com os avós, primos, tios e padrinhos, somente será prazeroso para ela, se ela estiver realmente acostumada e se sentir segura com eles.
4. Para facilitar a adaptação dela nessa primeira viagem, permita que o irmão, primo, ou até um amiguinho vá junto. Assim, a ausência dos pais quase não será percebida.
5. Conservar um pouco da rotina diária dela durante a viagem, pode ajuda-la a não sentir falta de casa e dos pais.
Algumas dicas para os pais ficarem tranquilos durante a ausência da criança:
1. Evitem ligar o tempo todo para a criança. O excesso de ligações pode atrapalhar a rotina de viagem e fazer com que a criança deseje voltar pra casa antes do planejado.
2. Quando ligar para seu filho, converse com alegria e pergunte como está sendo a experiência. Não deixe transparecer tristeza ou saudades em excesso, pois isso pode desencadear ansiedade e stress na criança.
3. Peça aos familiares que encaminhem fotos dos passeios, assim vocês não precisam ligar o tempo todo e amenizam a falta que sentem dela.
Viajar sem os pais, mas acompanhada dos avós e demais entes queridos próximos da família, é uma forma segura e excelente de preparar a criança para as futuras excursões da escola, colônias de férias, viagens de formatura e intercâmbios na fase da adolescência.
#babydicas #viajarsemospais #feriasescolares #idadeideal #cuidadosinfantis #crianca #draluisiodeoliveira