top of page

Síndrome de Down

Dia 21 de março é o Dia internacional da Síndrome de Down. Acho importante elucidar alguns detalhes sobre ela, principalmente para os pais que estão lidando com a síndrome pela primeira vez.




A Síndrome de Down é a alteração cromossômica mais frequente que provoca deficiência intelectual branda e não impede uma vida socialmente plena para criança. As causas da síndrome ainda são desconhecidas, trata-se de um acidente genético que pode acontecer com um casal de qualquer idade.


Durante a gestação é possível realizar alguns exames não invasivos, tais como: transluscência nucal, amniocentese, além do histórico familiar anterior, a fim de determinar a possível ocorrência da síndrome. Caso os exames atestem alguma anomalia genética no feto verificar-se-á a necessidade da realização de exames mais invasivos para termos certeza do diagnóstico.


Muitos pais, quando recebem o diagnóstico positivo para síndrome são tomados do desespero, contudo, afirmo que o choque inicial é normal, mas a Síndrome de Down não deve ser considerada uma sentença de morte para a família.


O avanço dos programas e políticas de apoio as pessoas com deficiência favoreceram para melhoria de vida das crianças com Síndrome de Down. Aqui em Brasília contamos com o CRISDOWN, localizado no HRAN, formado por uma equipe multidisciplinar especializada no atendimento humanizado das pessoas com Síndrome de Down. São pediatras, fisioterapeutas, fonoaudiólogas, terapeutas ocupacionais, cardiologistas, dentre outros profissionais da saúde capacitados inteiramente para garantir que os pacientes e seus familiares recebam todo o apoio necessário desde o nascimento até a idade adulta.


O acompanhamento adequado das crianças desenvolverá a sensibilidade, o aprendizado, a capacidade e permitirá a inserção delas no mercado de trabalho.


Minha grande amiga Dorothea Chaves, alfabetizou e educou sua filha Cidinha, quando havia barreiras e incredibilidade acerca da capacidade de aprendizado das crianças com SD. Ela se tornou referência em Brasília no que tange à educação das pessoas com Síndrome de Down.


Cidinha, por sua vez, se tornou professora auxiliar na escola em que estudou.


A melhor forma de garantir o êxito do seu filho com SD é amando-o, dedicando-se, aprendendo e acreditando no potencial dele.


Ver menos

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Комментарии


bottom of page