O desenvolvimento infantil varia de criança para criança. O processo da fala, assim como o da marcha, não pode ser forçado. Acontecerá no tempo de cada bebê. Eu entendo perfeitamente a ansiedade de vocês quanto a isso, mas devemos sempre ter em mente que a maternidade e a paternidade não são processos competitivos, ou seja, comparar o desenvolvimento físico e cognitivo do seu filho com o dos filhos de seus amigos, torna essa experiência incrível em uma experiência angustiante e estressante.
Um dos momentos mais emocionantes e aguardados pelos pais, é a primeira vez que seu bebê fala.
Quando os bebês começam a emitir os primeiros sons e murmúrios, os pacientes me perguntam quando seus filhos começarão a falar. Isso varia de criança para criança.
Aos 02 meses de vida elas começam a emitir os primeiros sons, aos 04 meses balbuciam e riem alto. Por volta dos 06 meses elas emitem sons que demonstram alegria ou insatisfação, vocalizam exaustivamente, mas isso não quer dizer que já estejam falando. E reagem quando são chamadas pelo próprio nome.
Aos 09 meses elas começam a imitar a forma labial dos pais e muitas começam a emitir sons semelhantes a mama e papa. Já entendem quando os pais falam “não”. Aos 12 meses, as crianças já falam “palavras soltas” e muitas vezes em um idioma próprio que somente seus pais entendem.
As crianças começam a falar mesmo, a partir dos 18 meses. Alguns dos meus pacientes começaram aos 10 meses, soltando algumas palavras, outros aos 12 meses já formavam frases e outros aos 24 meses só falavam aquilo que lhes interessavam. Porém, tratam-se de exceções.
Saliento, inclusive, que mais importante que a criança falar, é verificar se ela está ouvindo.
É preciso que os pais estejam atentos à audição do seu bebê. Se ele esboçar alegria, reação, reconhecimento da sua voz, seu bebê está ouvindo bem, caso contrário, é preciso procurar o seu pediatra para saber o que está acontecendo com a audição dele.
Estimular a criança é bastante interessante no processo vocal, desde que os pais falem corretamente com ela. Evitem a linguagem de bebê, uma vez que ela está aprendendo a falar. A fala acontece por meio da imitação, portanto é fundamental que os pais falem normalmente e corretamente.
Caso após os 02 anos de idade, seu filho não falar corretamente ou se não falar absolutamente nada, será necessário procurar o pediatra, bem como otorrino, fonoaudióloga e demais especialistas para investigar o motivo.
Comments