A maioria das mães de primeira viagem têm medo de cortar as unhas do seu bebezinho. Muitas pacientes chegam ao consultório e reclamam que seus filhos estão com o rostinho arranhado e não sabem o que fazer. É completamente normal mamães! Tanto o medo de cortar as unhas, quanto o bebezinho se arranhar. Vou ensiná-las a superar esse medo com dicas simples e fáceis, para tornar essa tarefa mais tranquila e agradável para vocês.
Mas a partir de quando devemos cortar as unhas do bebê? Como fazê-lo de forma segura e confortável para criança?
As unhas do bebê não devem ser cortadas nos primeiros dias de vida, pois elas são muito finas e você corre o risco de ferir a pele do RN, acarretando infecções. O ideal é cortar as unhas da criança a partir do décimo dia de vida, pois elas já estarão mais resistentes e isso evitará ferimentos.
Para cortá-las de forma segura e confortável, busque um ambiente iluminado e conte com a ajuda de alguém calmo e tranquilo, para segurar as mãozinhas do bebê. Isso facilitará o corte.
Procure realizar o procedimento quando a criança estiver calma e tranquila. Os momentos ideais são após o banho ou quando ela estiver dormindo.
Além disso, listei alguns cuidados interessantes que você deve ter, antes de cortar as unhas do recém-nascido:
1. Lixe bem as unhas do bebê, com uma lixa especial e suave. Isso as deixará uniformes e sem as falhas que arranham a pele dele.
2. Pressionem a parte debaixo do dedo da criança, próxima a unha a ser cortada. Isso manterá a mãozinha dela firme e evitará ferimentos.
3. Não se desespere ou chore junto com o bebê, caso haja discreto sangramento. Fique tranquila e higienize o ferimento para evitar infecções.
4. As unhas dos pés são mais macias e crescem mais devagar, portanto, basta cortá-las 1 vez ao mês.
5. Faça o corte reto. Isso evitará o encravamento, formação de abcessos e facilitará o próximo corte.
6. Não compartilhe a tesoura do bebê. Assim como os demais objetos pessoais, ela deve ser de uso exclusivo dele. Adquira tesouras e cortadores de unhas próprios para bebês.
7. Jamais mordique as unhas do bebê, pois a saliva transmite infecções e doenças para ele.