São as frieiras, micoses e fungos que aparecem nos pés das crianças nos períodos de calor excessivo. Como tratar? Evitar? O que fazer? É contagioso? Todas essas questões serão esclarecidas no texto abaixo
Nesse período de calor é muito comum a ocorrência de frieiras nos pés das crianças. Isto porque, elas passam boa parte do tempo de tênis e a sudorese excessiva no calçado fechado favorece o aparecimento de fungos.
Bem como o uso de piscinas públicas, tais como: as de clubes, academias, onde o compartilhamento de água, vestiário, contribuem, igualmente para a proliferação da micose nos pés.
Outra causa frequente do pé de atleta é por meio da irritação provocada pela ureia. Infelizmente, algumas pessoas e até mesmo crianças, possuem o hábito de urinar no box, durante o banho. A ureia do xixi irrita os pés, propiciando a entrada do fungo e consequentemente a ocorrência de frieira.
Quando a criança apresenta micose nos pés, ela deve ser tratada e seus sapatos não devem ser compartilhados com o irmão, amiguinho, pois aquele que fizer uso do calçado contaminado também será acometido pela micose. Assim como, os pais devem evitar o compartilhamento da água do banho e meias, pois eles também servem como veículo para transmissão do fungo.
As lesões costumam ser escuras e pruriginosas. Contudo, o tratamento é simples e fácil:
1. Aplique pomada anti-micótica, prescrita pelo pediatra nos pés da criança.
2. Seque bem os pés dela após o banho.
3. Seque bem entre os dedos, utilizando o secador de cabelos para essa função.
4. Evite guardar os calçados úmidos após o uso. O ideal é deixá-los tomando sol e ar para que fiquem livres da umidade e do suor.
5. Cuidado com as piscinas e vestiários de clubes e academias, pois são locais frequentes de contaminação também.
6. Em dias de calor excessivo, evite o uso de sapatos fechados.
7. Evite que a criança urine no banho.
Seguindo esses cuidados, em pouco tempo os pezinhos do seu filho estarão curados e saudáveis.