top of page

Posso dar selinho no meu bebê?

Essa dúvida é bastante constante no meu consultório. Por isso, achei interessante tratar desse assunto aqui no blog com vocês. Nossos filhos costumam ser bebês lindos, fofinhos e nós pais, não resistimos a fofura deles. Contudo, será que esse contato direto com a boca é saudável para a criança? Será que ela pode ser alvo de enfermidades decorrentes desse hábito? Vamos esclarecer essas dúvidas ao longo do texto.



A pergunta principal foi: posso dar selinho no meu bebê? A resposta é não.


Não podemos e nem devemos dar selinhos na criança, pois através da saliva podemos transmitir várias doenças para o bebê. A saliva transmite cárie dentária, mononucleose, que é uma virose transmitida pelo vírus de Epstein Barr; sapinho cujo agente causador são fungos; herpes zoster que é caracterizada pela formação de bolhas semelhantes à aftas nos lábios e bochechas da criança; caxumba, gripe que é provocada pelo vírus da influenza; resfriado e meningite A e C. Portanto, diante da quantidade de doenças que podem ser transmitidas para a criança, jamais a beijem na boca.


Evitem beijar, também, as mãozinhas e os pezinhos do bebê. Pois, ele os coloca na boca, levando as bactérias e os vírus oriundos da saliva dos pais para dentro do seu organismo.

Portanto, beijar os bebezinhos não é saudável para o organismo sensível deles. Eu recomendo aos meus pacientes que demonstrem o afeto e o carinho que sentem pelos seus filhos por meio do abraço, do colo, do aleitamento materno, que são formas de contato que não prejudicam a saúde deles. Contudo, se os pais não conseguirem resistir a fofura de seus bebês, beijem somente a cabeça deles, pois, os cabelos impedirão que a saliva atinja o couro cabeludo, protegendo os de infecções e viroses.

399 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page