Às vezes temos a sensação de que o nosso bebezinho está com o peito cheio, como se estivesse gripado, resfriado. Quando ele mama, parece que escutamos um chiado e isso causa muita preocupação nos pais. Será que isso é causa de alguma patologia? ou é puramente normal? Todas essas perguntas serão respondidas ao longo desse texto.
Essa sensação é comum, principalmente ao mamar. Todavia, não devemos concluir que se trata de problemas respiratórios.
As vias respiratórias, logo após o nascimento do bebê, são muito curtas, com calibre pequeno e qualquer discreta secreção, resulta em obstrução nasal e o ar ao passar provoca ruídos, que causam esse chiado, essa sensação de peito cheio descrita pela seguidora, principalmente quando o bebê mama.
Na maioria das vezes, trata-se apenas de ruído de transmissão, ao escutarmos os pulmões, constataremos que eles estão limpos. O ideal, principalmente no inverno, época em que o ar está seco e frio, é aplicarmos algumas gotas de soro fisiológico na narina do seu bebê para evitar ou diminuir a sensação de peito cheio e as vezes de respiração ofegante.
Manter o bebê com a cabeceira elevada, também contribui para melhora. Se a sensação persistir, procure o pediatra a fim de que ele examine o bebê para afastar patologias que dão essa sensação de peito cheio, tais como: refluxo gastroesofágico, gases, resfriado comum, processo alérgico oriundo de algum produto químico utilizado nas roupinhas do bebê, que provocou essa alergia nele e consequentemente aumentou a quantidade de secreção no nariz e no pulmão.