top of page
Foto do escritorDr. Aluísio de Oliveira

O uso indiscriminado de Ibuprofeno

Considero de extrema importância tratarmos desse assunto aqui. Esclarecendo, desde já,que não sou contra o uso do medicamento, apenas desejo alertá-los para os riscos que ele representa para a saúde, quando utilizado de forma equivocada e indiscriminada. Os medicamentos devem ser tomados sob orientação médica, jamais se automediquem ou a seus filhos, as consequências podem ser danosas como veremos a seguir.

O Ibuprofeno é um anti-inflamatório não esteroide. Ele é analgésico e antitérmico que possui ação rápida para dores, febres e problemas articulares.


É prescrito para adultos e crianças. O seu uso indiscriminado pode causar problemas renais, cardiológicos, hemorrágicos e hepáticos. A administração excessiva de ibuprofeno contribui para insuficiência renal, hepática e problemas gastrointestinais.


A forma correta de se utilizar o medicamento é por meio de prescrição médica. Eu prescrevo aos meus pacientes somente, quando o uso dele for indispensável para a melhora do quadro de saúde apresentado. O ibuprofeno deve ser utilizado esporadicamente e com bastante cautela.


Recentemente, uma das pacientes que nasceu comigo e hoje é uma mulher adulta, passou mais de 15 dias internada na Unidade de Terapia Intensiva, com um quadro gravíssimo de insuficiência hepática e renal, em decorrência do uso indiscriminado e prolongado de ibuprofeno.


Eu desaconselho severamente a automedicação dos pacientes. Tanto para adultos, quanto para crianças. O fato do ibuprofeno ser vendido sem prescrição médica não significa que o medicamento seja inofensivo.


A prescrição e a orientação médica servem para evitar intoxicação por medicamentos, má-administração e o excesso deles, que podem resultar em óbito.


No caso de crianças, o ibuprofeno se apresenta pela denominação Alivium, nas dosagens de 50 e 100 mg.


Eles devem ser prescritos para o tratamento da patologia correta. Ou seja, se a criança apresenta febre de origem obscura, ela não deve ser tratada com o ibuprofeno, pois muitas vezes não sabemos a causa da febre. Em casos de virose, o Alivium é contraindicado.


Crianças e Adultos com suspeita de Dengue, também devem evitá-lo, assim como o ácido acetilsalicílico (AS). Eu me refiro a esses dois medicamentos, porque eles têm a mesma ação.


Nos casos de infecção bacteriana, o uso de ibuprofeno é igualmente desaconselhável, pois ele “disfarça” a infecção, resultando em falso diagnóstico. E isso é extremamente prejudicial para o paciente e para o seu tratamento.


O uso prolongado e indiscriminado do ibuprofeno causa a morte, portanto, somente façam uso do medicamento sob orientação médica.

5.413 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page