Quais os benefícios para saúde? A partir de quando meu filho pode ter um animalzinho doméstico? Essas questões e muitas outras serão abordadas nesse texto. Muitos pacientes relutam em ter um pet para seus filhos por causa do trabalho extra, contudo, aconselho a todos revisitarem a ideia e mudarem de opinião, pois os benefícios que os bichinhos trazem para o desenvolvimento infantil são imensos.
A convivência entre crianças e animais domésticos é bastante positiva para o desenvolvimento delas. Desde a primeira infância os pets auxiliam no desenvolvimento cognitivo, físico e mental das crianças.
Estudos mostram que crianças que conviveram com animais de estimação desde pequenas se tornaram mais confiantes, seguras, calmas e responsáveis.
Os cuidados com os animais domésticos contribuem para estimular o senso de responsabilidade, compromisso, respeito e disciplina na criança.
Tarefas tais como: trocar a água, alimentar, brincar, passear e ajudar no banho do pet, favorecem à conscientização da criança sobre o valor da vida animal e humana, fazem com que ela se sinta útil, valorizada e amada.
O amor do animalzinho de estimação estimula a criança a amar e se doar sem esperar nada em troca, desenvolve nela a generosidade e a capacidade para cuidar de outro ser vivo, bem como desenvolve sua sociabilidade, uma vez que ela passa a aprender o valor da amizade.
É muito importante que os pais estejam cientes das necessidades que o animal doméstico apresenta, de que ele precisa ser acompanhado por um veterinário, ser alimentado, hidratado e de que as brincadeiras entre os pets e as crianças precisam ser supervisionadas por eles.
O pet não é um brinquedo, é um ser vivo que merece respeito, amor e consideração.
Tendo em vista que 30% do desenvolvimento infantil é genético e que o restante é proveniente de estímulos diários, vale muito a pena adotar um cãozinho ou gatinho para os seus filhos.
Comentários