top of page

Mitos sobre a dentição infantil

Muitos pais associam a chegada dos primeiros dentinhos as enfermidades que ocorrem entre os 4 e 6 meses de vida do bebê. Febre, diarreia, vômito, cárie, dentre outras doenças são associadas a dentição infantil. Mas será que elas realmente tem a ver com esse processo? Vamos discorrer sobre vários mitos no texto abaixo.


Não é bem assim.


A dentição infantil costuma iniciar aos 6 meses, entretanto alguns bebês apresentam o primeiro dente com 4 meses. Entretanto, tenho pacientes de 9 meses que ainda não os tem. Varia de criança para criança.


Diarreia? Vômito? Febre? São indícios do nascimento dos dentinhos?


Não. Isso são mitos! Se ocorrerem, podem ter certeza de que foi mera coincidência.


Geralmente o início da dentição coincide com a introdução de novos alimentos na dieta, a fase de engatinhar e o aumento da fase oral. Nessa fase a criança costuma levar tudo a boca, o que resulta em infecções oriundas de objetos contaminados e que podem acarretar nas enfermidades narradas acima.


Antibióticos provocam cáries dentárias? Não. Atualmente, nenhum antibiótico provoca cáries no bebê.


Antigamente alguns antibióticos continham tetraciclina em sua composição e caso fossem oferecidos às mães durante a gestação poderiam afetar os brotos dentários dos recém-nascidos. Todavia, não se preocupem, esses antibióticos já saíram do mercado.


Portanto, não passa de outro mito!


As cáries dentárias estão associadas a xaropes açucarados, portanto, a higiene bucal de todos nós deve ser redobrada quando os ingerimos.


Os verdadeiros sinais da primeira dentição infantil são:


1.Excesso de saliva: pois as glândulas salivares aumentam a produção dela a fim de proteger os futuros dentinhos durante a mastigação, por isso a necessidade de mantê-los lubrificados


2.Irritação, dor e necessidade constante de morder:


A criança sente vontade de morder tudo. O ideal é presenteá-la com mordedores para aliviar esse desconforto. No caso do nascimento de dentes maiores, a dor pode ser mais insistente, nesse caso ofereça analgésico oral ou Camomilina C.


Por fim, recomendo o acompanhamento multidisciplinar dos seus filhos com o pediatra, odontopediatra e fonoaudiólogo, assim que nascerem os primeiros dentinhos, para garantir a saúde do seu bebê.


239 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page