Mitos e Verdades sobre a água de coco
- Dr. Aluísio de Oliveira
- 1 de ago. de 2019
- 2 min de leitura
Desde a infância nós aprendemos sobre os inúmeros benefícios da água de coco. Ela é a bebida favorita do verão, dos esportistas, das mamães quando estamos com dor de barriga e diarreia. Quando apresentamos algum quadro de desidratação. Enfim, ela é praticamente considerada uma substituta da água mineral. Mas devemos substituí-la? Podemos consumi-la à vontade? Ela é realmente saudável como dizem? Quais cuidados precisamos ter ao ingeri-la? Nesse texto vamos descobrir os mitos e as verdades sobre a água de coco.

A maioria das pessoas acredita que a água de coco é a bebida mais saudável e refrescante do verão. A lista de benefícios que ela proporciona à saúde é extensa e controversa.
Contudo, acho importante esclarecer alguns fatos sobre a água de coco.
A água de coco não substitui a água mineral, não repõe as perdas eletrolíticas da diarreia e do vômito, e nem pode ser consumida à vontade.
Primeiro, porque água de coco e água mineral são duas coisas diferentes. Água de coco não substitui a água mineral. Você pode oferecer água de coco para as crianças, mas não pode esquecer de hidratá-las com água mineral.
Segundo, por conter gordura e ser laxativa, ela deve ser evitada no caso de diarreias e vômitos, pois ao invés de cessá-los, ela poderá agravá-los. Nessas situações deve-se oferecer soro oral e água mineral para reidratação da criança.
Terceiro, ela não deve ser consumida à vontade, pois é rica em gorduras, sódio, potássio, sais minerais, açúcares, tais como: glicose, frutose e sacarose, portando devemos tomá-la com restrição. Pacientes renais crônicos, hipertensos e diabéticos somente devem consumi-la, mediante orientação médica.
Bebês somente devem ingeri-la a partir do sexto mês de vida e em pequenas quantidades.
O ideal é beber água mineral à vontade para manter a hidratação no verão, principalmente das crianças, que por causa do calor costumam a se alimentar menos nesse período.
A água mineral manterá a criança hidratada, principalmente sob o sol quente, no calor da praia, contribuindo para prevenir insolação, desidratação e outros males próprios da estação.