top of page
Foto do escritorDr. Aluísio de Oliveira

Mitos e Verdades sobre a alimentação infantil

Você sabe o que deve fazer parte da dieta do seu filho? Quais são os mitos e verdades da alimentação infantil? Quais alimentos devem ser evitados? O que fazer em caso de dúvida? Todas essas questões serão elucidadas ao longo do texto.





1.Suco de beterraba cura anemia? Não.

A beterraba tem uma quantidade muito pequena de ferro. A quantidade necessária por dia para curar anemia de uma criança é de 5mg/dia. A beterraba só tem 0.6mg. Logo, o suco não é contraindicado, mas não cura a anemia. 2.Criança pode comer frutos do mar? Não. Ostras, camarão, lagostas, mariscos, são alimentos alergênicos, portanto, devem ser evitados. A criança pequena pode desenvolver intoxicação ou uma crise alérgica grave que resulte em choque anafilático. 3. Posso dar café para o meu filho? Sim. Desde que em pequena quantidade, para evitar a agitação da criança. A cafeína em excesso pode atrapalhar o sono dela, contudo um pinguinho de café no leite do seu filho no desjejum não tem problema. 4. Leite de soja e de cabra substitui o leite de vaca? Sim. Se a criança apresenta alergia a proteína do leite de vaca, podemos substituí-lo pelas duas opções mencionadas. Contudo, fiquem atentos porque eles são pobres em acido fólico e cálcio. Portanto, será preciso suplementar essa vitamina e esse mineral. 5. Meu filho pode comer Sushi? Não. O peixe cru não deve ser oferecido para crianças abaixo de 02 anos. As maiores somente poderão consumi-lo caso você saiba a procedência e se o peixe for água salgada, do mar. 6. Carne vermelha é essencial? Sim. Pois é fonte de proteínas, ferro e zinco. 7. Ovo cru pode? Não. É contraindicado, tanto para crianças como para nós adultos. A gema do ovo é meio de cultura para a bactéria denominada salmonela. Ela é muito grave, causa vômitos, diarreias, pode levar à morte por meningite.

8. Bolos industrializados podem ser oferecidos no lanche? sim. Desde que não sejam recheados e que o consumo seja esporádico, uma vez que esse alimento possui uma taxa calórica elevada.

Sempre consulte o seu pediatra antes de oferecer qualquer alimento para o seu filho, assim você garante a saúde e o bem-estar dele.


1.084 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page