Aprenda o que realmente funciona na hora da alimentação dos seus filhos.
Dicas práticas e simples que vão tornar a hora da refeição um momento agradável, interessante e lúdico para eles.
Por falta de paciência ou cansaço muitos pais lançam mão de ameaças para coagir a criança a se alimentar. Entretanto, essa prática pode resultar em traumas que irão piorar a situação e trazer mais dificuldades para a alimentação da criança.
Os nutricionistas e nós pediatras somos totalmente contra a prática da coação e oferta de recompensas, prêmios às crianças por terem comido tudo. Entendemos que essas práticas são ineficazes e prejudiciais. A melhor forma de lidar com o tempo que a criança leva para se alimentar, ou com a quantidade de comida que ela ingere é com paciência e compreensão. Cada criança tem o seu próprio tempo.
Preste atenção no seu filho, pois o fato dele se recusar a se alimentar ou apresentar dificuldades para isso, pode estar relacionado a dores, desconfortos, tais como: dentição, infecções, viroses, problemas digestivos, mastigação, deglutição, bem como problemas crônicos como a alergia alimentar. Por isso a avaliação clínica é necessária, pois somente por meio dela poderemos descartar e encontrar o motivo para essa recusa.
Procure variar os alimentos, crianças apreciam variedade de sabores, cores e formatos. Isso faz com que a refeição fique mais atraente e interessante para elas. Algumas texturas e odores, podem não agradar a criança. Permita que ela participe do processo preparatório da refeição, deixe a provar cada um dos alimentos e explique a ela a importância de cada um deles.
É muito importante que os pais tenham uma alimentação saudável, pois é por meio dos pais que a criança aprende a comer bem. Portanto, se você não tem o hábito de consumir legumes, frutas e vegetais, não há como exigir de seu filho que ele os consuma. Faça da hora da refeição um momento lúdico para despertar o interesse da criança.
Por fim, evite distrações na hora das refeições. Celulares, televisores, tablets e brinquedos, devem ser mantidos fora do local onde as refeições são realizadas. Uma mesa bem-posta, com visibilidade dos alimentos disponíveis, a família à mesa, favorecem o bem-estar e a aceitação do alimento pela criança com mais facilidade.
コメント