top of page

Meu filho tem medo de escuro!

Hoje uma paciente me relatou essa situação e eu lembrei da minha filha caçula. Quando pequena ela sofria com isso. Toda criança passa por essa fase durante o seu desenvolvimento. Ao longo do texto vou dar algumas dicas simples que vão ajudá-los a lidar com esse temor comum nas crianças.


A paciente me relatou o pânico que seu filho sente do escuro, principalmente na hora de dormir. Eu lidei com isso quando minha filha era pequena. Ela adorava ir ao cinema, mas entrava em pânico quando as luzes da sala se apagavam. Hoje, minha filha está adulta e acha graça quando lembramos sobre o pânico que ela sentia do escuro e do pavor de ir ao cinema. Isso se deve ao fato de nós, minha esposa e eu, termos lidado com bastante paciência durante essa fase. O medo aparece por volta dos 03 anos de idade e costuma desaparecer por volta dos 08 anos. Ele significa que as crianças estão amadurecendo e se desenvolvendo cognitivamente.

Isso é fundamental para que elas reconheçam o perigo, se defendam, se protejam e não se coloquem em situações de risco. Logo, o medo é positivo para o desenvolvimento infantil. Geralmente crianças muito inteligentes, que têm gosto pela leitura, filmes, televisão e videogames, são aquelas mais acometidas pelo medo. Pois, passam mais tempo imersas nos universos fantásticos proporcionados por essas atividades.

Converse com seu filho sobre o que está causando o pânico do escuro, mantenha uma luz acesa no corredor próximo ao quarto dele, ou o abajur ao lado da cama aceso, para que ele se sinta mais seguro. Se o medo for produto de filmes e histórias, converse com ele naturalmente e explique que se tratam de fantasias, que não existem na vida real. Evite levar o seu filho para sua cama, pois assim ele não perderá o medo e nem conseguirá dormir sozinho. Vá até ele e o conforte na cama dele. Jamais ridicularize ou castigue seu filho, porque ele tem medo. Ao contrário, passe segurança para ele, dê apoio e mostre como ele é corajoso, capaz de enfrentar e vencer o medo. Cabem aos pais ensinarem seus filhos a lidarem com as inseguranças deles, desde a infância.

Sejam o porto seguro de seus filhos, contudo não impeçam o crescimento deles.

72 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page