top of page

Meu filho enxerga bem?

Hoje fiz duas consultas cujos pais estavam preocupados com a qualidade da visão de seus filhos. Eles me questionaram: qual o momento certo para levá-las ao oftalmologista?

Essa pergunta é muito frequente no consultório desde que comecei a clinicar, então acho pertinente discutir esse tema aqui com vocês.


Eu sempre digo para os pais observarem seus filhos, antes de buscar o oftalmologista.

Sugiro que eles verifiquem, se a criança apresenta os seguintes sintomas: 1. Cefaleia constante. 2. Dificuldade de Leitura. 3. Queda no rendimento escolar. 4. Dispersão na hora da tarefa escolar, filmes e videogames. 5. Piscada de olhos frequente acompanhada por coceira, lacrimejamento e vermelhidão. 6. Estrabismo ao olhar para um objeto. 7. Dificuldade para enxergar objetos posicionados à distância. 8. Ocorrência de caspas na sobrancelha. 9. Quedas e tropeços constantes. 10. Se ela senta na primeira carteira, junto ao quadro na escola.

Caso a criança apresente 3 ou mais sintomas, dos listados acima, será necessário buscar um oftalmologista para a realização de exames clínicos. E conforme o quadro, o profissional poderá prescrever óculos, tampão, exercícios para estimulação e fortalecimento da musculatura ocular infantil.

Para aqueles pacientes, cuja família apresenta um histórico de déficit visual, tais como: miopia, astigmatismo e estrabismo, eu recomendo a visita ao oftalmologista a partir dos 12 meses de idade.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page