Recebo muitas lactantes em meu consultório com essa dúvida. No ano passado, durante as festividades de fim de ano, algumas das minhas pacientes me perguntaram se poderiam consumir uma taça de champanhe ou vinho durante os brindes de natal e ano novo. Diante desses questionamentos achei que seria interessante abordar esse tema com vocês, haja vista que as mamães frequentam eventos sociais o ano inteiro, logo precisam estar informadas corretamente.
Com a chegada do fim de ano, chegam as festas de confraternização, natal e ano novo, o consumo de bebidas alcoólicas aumenta, em razão da quantidade de eventos sociais agendados.
Brindes, jantares e comemorações, todos são regados à Champanhe, vinhos, cervejas, espumantes destilados e buffet caprichado.
A Sociedade Brasileira de Pediatria considera o álcool ou etanol, uma droga depressora do sistema nervoso central.
Apesar de uma quantidade significativa ser secretada pelo leite da nutriz, ou seja, da lactante, o álcool não é considerado uma droga perigosa para o lactente em doses e períodos limitados.
Todavia, estudos comprovam que a ingestão de 0,3g/kg de álcool, que corresponde ao conteúdo de uma lata de cerveja de 350ml, pode reduzir em até 23% a ingestão de leite pela criança.
Ademais, há relatos de que o consumo etílico altere o sabor e o odor do leite materno ocasionando a recusa dele pelo lactente.
Apesar da Academia Americana de Pediatria considerar o álcool compatível com a amamentação, eu reforço que seu consumo é desaconselhável e, caso a lactante deseje ingeri-lo, deve fazê-lo esporadicamente e em doses bastante baixas.
Principalmente as mães que não tem o hábito de ingerir bebidas alcoólicas, pois elas têm baixa atividade das enzimas que metabolizam o álcool.
Por último, advirto que caso as mães optem pelo consumo de álcool no fim de ano, deverão interromper a amamentação por 02 horas para cada drink. Ou seja, cada vez que tomarem um drink, deverão esperar 02 horas após o seu consumo, para amamentarem novamente.
Destacando que, um drink equivale a 340ml de cerveja, 141.7 ml de vinho ou 42.5 ml de bebidas destiladas.[1]
Na minha opinião, o ideal é que as lactantes brindem com sucos naturais, águas climatizadas, água com gás, mineral, e se realmente desejarem consumir álcool, um drink para brindar as festividades é o suficiente.
#babydicas #brinde #bebidaalcoolica #lactante #anonovoemfamilia #natalemfamilia #bebe #neonato #pediatra #draluisiodeoliveira #clinicapediatrica #cuidados
[1] Fonte: Adaptado de Hale, 200517
Comments