Algumas gestantes consomem álcool durante a gestação. Mas, isso é realmente seguro? Saudável? Representa riscos para o bebê e para a mãe? Algumas mudanças de hábitos ao longo da gestação são necessárias para garantir a saúde do feto e da mãe. Na época do natal e do Ano Novo, essa foi uma das maiores dúvidas que recebi em meu consultório, por isso acho relevante e importante tratarmos desse assunto aqui! Gostaria inclusive que vocês compartilhassem o link do blog com amigos e familiares para que eles também tomassem ciência desse tema tão importante.
Outra dúvida muito recorrente, especialmente nessa época de festas, diz respeito ao consumo de bebidas alcoólicas pelas gestantes.
Eu sou contra o consumo de álcool e a favor da abstinência total da gestante.
Segundo o estudo conduzido pela Universidade americana de Binghamton, no estado de Nova Iorque, o consumo de qualquer quantidade de álcool durante a gestação causa dano severo ao feto.
Os pesquisadores concluíram que mesmo quantidades pequenas de bebidas alcoólicas são capazes de provocar danos cerebrais, aos órgãos do bebê, prejudicar o desenvolvimento fetal, bem como causar distúrbio de ansiedade no feto que o acompanhará pela adolescência até a idade adulta.
De acordo com os cientistas, a peculiaridade desse estudo, está no fato de que ele foi realizado com baixas dosagens etílicas, a fim de comprovar que mesmo a pouca ingestão de bebida alcoólica é tão prejudicial quanto a ingestão em demasia.
Havia muita controvérsia sobre se a gestante poderia consumir um pouco de álcool ou não, e esse estudo americano comprova que a gestante não deve consumir nenhuma quantidade de álcool.
Outro estudo, conduzido pelo Centro de Vícios e Saúde Mental de Toronto, no Canadá, constatou que a maioria das mães que consumiram álcool durante suas gestações tiveram bebês acometidos pela Síndrome do Alcoolismo Fetal ou Síndrome Alcoólica Fetal (SAF), que é caracterizada por problemas mentais, comportamentais, dificuldades de aprendizado e cognitivas, bem como deficiências físicas.
De modo que, o mais seguro para o seu bebê e para o êxito da sua gestação é se abster completamente do consumo de bebidas alcoólicas.
Portanto, durante as festividades de fim de ano invista em sucos saborosos, refrescantes, coloridos, água climatizada, com pepino, abacaxi, rodelas de limão, hortelã, laranja e manjericão, para os brindes do natal e do ano novo.
Comments