top of page

Gagueira Infantil

Atualizado: 14 de set. de 2019

O seu filho gagueja? fala muito rápido e a vontade de falar é tão grande que fica sem tempo para pensar, completar as frases e palavras? Hoje examinei uma criança de 03 anos que apresentava todas essas características e a mãe logo me perguntou se o filho era gago. Vamos analisar no texto abaixo essas características inerentes a gagueira infantil.

Há uma fase no aprendizado da fala, em que as crianças mais ansiosas apresentam essa discreta gagueira. Isso é normal, faz parte do aprendizado. Os pais não precisam se preocupar. A fala, assim como os demais sentidos da criança, será desenvolvida conforme o seu crescimento. O aperfeiçoamento dela será lento e gradual. O desenvolvimento da fala varia de criança para criança, algumas começam a falar cedo e outras demoram um pouquinho, conforme já mencionamos em postagens anteriores. Ele se completará quando a criança tiver em torno de 4 ou 5 anos de idade. E até a finalização de processo a criança poderá gaguejar A gagueira constitui uma alteração no ritmo normal da fala. Suas principais características são: interrupção da fluência do falar, emissão de sons diferentes, repetição de palavras e excitação. Ela pode ser temporária, leve, moderada ou grave. A gagueira pode ser oriunda de causas funcionais, orgânicas, fisiológicas e hereditárias. É muito importante que os pais apoiem seus filhos durante o desenvolvimento da fala.


Evitem interrompê-los e completar as frases por eles. Jamais riam, ridicularizem, repreendam ou critiquem a criança porque ela gagueja. Ao contrário, deem atenção, carinho, sejam pacientes e conversem com ela. A fala é aprendida por meio das conversas e estímulos dos pais. Nunca permitam que seus filhos sejam alvo de bullying! Caso a gagueira persista após os 5 anos de idade, será necessário contar com auxílio de uma equipe multidisciplinar composta por fonoaudiólogo, psicólogo e em alguns casos, neuropediatra. Não se preocupem a gagueira possui tratamento. #babydicas #gagueira #gagueirainfantil #crianca #bebe #pediatra #paisdeprimeiraviagem


177 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page