O sangue oculto nas fezes costuma gerar pânico e ansiedade nos pais. São inúmeras as razões que favorecem o surgimento dele na evacuação da criança. Nesse texto abordaremos as principais delas, para que os pais fiquem alertas e saibam como proceder.
O sangue oculto nas fezes é motivo de preocupação para os pais. Dois pacientezinhos apresentaram esse quadro e por isso achei interessante discorrer sobre o tema aqui no blog.
Os bebês apresentaram sangue tanto nas fezes como também no vômito e isso causou extremo temor em suas mães.
A razão mais frequente para ocorrência do fato, naqueles que ainda fazem aleitamento materno, é a rachadura nos mamilos da mãe.
Às vezes durante a amamentação, o bebê ingere pequenas quantidades de sangue por causa das lesões contidas no mamilo materno e isso resulta em vômitos sanguinolentos e rajas de sangue nas fezes dele.
Não há motivos para pânico ou desespero, pois esse quadro não traz nenhuma gravidade para o recém-nascido. Ressalto, ainda, que o bebê pode continuar mamando normalmente, pois isso facilita a cicatrização do mamilo fissurado.
Outro motivo para fezes sanguinolentas é a dieta materna. Se o bebê for alérgico a leite de vaca ou de soja, quando ele mamar, receberá um leite materno rico em lactose ou soja, e poderá apresentar fezes e vômito sanguinolentos.Nesse caso é necessário que a mãe suspenda o consumo desses alimentos.
Os bebês que se alimentam de fórmulas podem apresentar fezes com sangue em razão da intolerância à lactose, bem como no caso de constipação intestinal. Se a causa for intolerância, será necessária a suspensão da fórmula e a prescrição de outra sem lactose.
As fissuras anais oriundas de constipação intestinal no recém-nascido, também são causas de sangue nas fezes do bebê. Isso porque, o esforço feito para evacuar, forma fissuras que sangram e com isso as fezes são apresentadas com rajas sanguinolentas.
Para melhorar a constipação do bebê os pais devem fazer uma aguinha de ameixa. A receita é bem simples: bata duas ameixas pretas secas no liquidificador com água filtrada e ofereça cerca de 10 ml, 03 vezes ao dia para o bebê. Isso facilitará a evacuação e irá melhorar a constipação dele.
Em caso de diarreia com sangue, os pais devem observar a frequência da evacuação, se a criança apresentará novos sintomas, tais como: dor e febre. Bem como se a diarreia persistirá por vários dias.
Nesse caso é recomendável que os pais procurem o pediatra, para realização de exames a fim de afastar a possibilidade de infecção intestinal.
Comments