top of page
Foto do escritorDr. Aluísio de Oliveira

ENURESE NOTURNA- Como lidar?

É muito comum as crianças fazerem xixi na cama, principalmente durante o sono. Contudo, quando esse hábito se torna frequente, precisamos investigar a causa e fazer o tratamento adequado. É muito importante falar sobre a enurese noturna, pois ela causa vergonha e atrapalha a vida social dos nossos pequeninos.


Enurese é uma denominação pouco familiar para uma doença muito comum na infância, conhecida pelo ato de fazer xixi na cama. Pode ocorrer na fase adulta também.


A característica da doença é a frequência com que ela ocorre e a idade da criança. Consideramos enurese noturna, quando ela urina duas ou três vezes por semana na cama, durante mais de 03 meses.


Fatores ambientais, emocionais e sociais contribuem para esse problema. Ele costuma aparecer entre os 03 e 15 anos de idade, sendo mais comum em crianças pequenas do sexo masculino.


O fato de a incidência ser maior em meninos que meninas, não tem uma explicação específica.


As causas da enurese estão igualmente atribuídas a ausência de aprendizado da criança em urinar. Muitas vezes ela possui uma bexiga imatura, que não está fisiologicamente controlada por completo.


A demora da troca de fralda descartável também contribui para esse quadro. Alguns pais deixam seus filhos dormirem a noite inteira com a mesma fralda e isso resulta em enurese noturna.


Baixas temperaturas também são causa do xixi na cama, pois o hormônio ADH (antidiurético) que serve para controlar a diurese, tem a produção reduzida nos dias frios. Logo, a criança tende a urinar mais e em razão disso, perde o controle da bexiga.


O terror noturno é uma das principais causas de enurese noturna. A criança tem pesadelos e perde o controle esfincteriano resultando em xixi na cama.


Stress emocional e social também causam a doença. Crianças irritadiças, constantemente em pânico ou que tenham medo de dormir sozinhas, fazem xixi na cama.


Histórico familiar também favorece a ocorrência de enurese noturna. A literatura médica é pacífica no sentido de que pais que tiveram enurese na infância, terão filhos que apresentarão a mesma doença. Assim como, crianças cujos irmão mais velhos apresentaram a doença, também poderão apresentá-la.


A doença precisa ser tratada, pois a criança sente vergonha e deixa de participar de atividades sociais, tais como: festas do pijama, dormir na casa dos primos, viagens da escola e acampamentos escoteiros, pois teme ser vítima de bullying por causa da doença.


Como lidar e tratar a enurese?


Pacientemente identifique a causa, ofereça apoio, busque suporte psicológico, reduza a oferta de líquidos a noite, leve a criança para urinar antes de dormir e a deixe dormir com o sensor anti-enurese. Esse sensor indica quando a bexiga dela está cheia por meio de um alarme. Isso ajudará a criança a levantar a noite para urinar e aprender a realizar o controle urinário.


Paciência e compreensão são fundamentais no tratamento. Ajudem seus filhos a superarem essa doença delicada. Repreender a criança somente agravará ainda mais o problema, a deixará insegura e sem confiança nos pais.





830 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

DORES ABDOMINAIS

Setor de Diversões Norte - SDN  

Conjunto Nacional Brasilia - Sala 5074

Tel: (61)3326-9313

(61) 3326-2595

  • White Facebook Icon
  • Grey Instagram Ícone

© Todos Diretos Reservados Brutos99 Comunicação e Marketing Digital

bottom of page