As doenças respiratórias são oriundas do excesso de umidade próprio do período chuvoso. Portanto, é preciso redobrar os cuidados com a saúde, higiene da casa e infantis, para prevenir a incidência delas nas crianças e nos bebês. Listei abaixo algumas dicas eficazes para auxilia-los nesses cuidados.
O período chuvoso prolongado tem favorecido para o aumento da umidade e de problemas respiratórios tais como: rinites, resfriados, broncopneumonia, bronquites alérgicas e catarrais.
Essa semana atendi 04 pacientes com broncopneumonia em razão das chuvas ininterruptas dessa semana. Além dos quadros de resfriados, rinites e bronquites.
A melhor forma de evitar a incidência de doenças respiratórias de repetição em crianças, durante o período de chuva prolongado, é tomando as seguintes precauções:
. Mantenham a casa arejada e ventilada. Muitos dos meus pacientes adoeceram, pois achavam que mantendo a casa totalmente fechada estariam contribuindo para evitar que seus filhos adoecessem.
. Deixem o sol entrar na casa para retirar a umidade proveniente da chuva.
. Afastem camas e berços da parede, a fim de que as crianças não fiquem em contato com a parede úmida. Pois, ela se torna um ambiente favorável para crescimento de mofo e ácaros, que são extremamente prejudiciais para o sistema respiratório das crianças.
. Evitem mudanças bruscas de temperatura.
. Evitem aglomerações, pois as bactérias e vírus causadores de problemas respiratórios são transmissíveis por gotículas de saliva.
. Evitem ambientes fechados. Portanto, evitem passear com seus filhos em shoppings lotados, principalmente em dias chuvosos.
. Usem capas de travesseiros por baixo das fronhas, para evitar que as crianças fiquem congestionadas pelo mofo e a umidade.
. Desobstruam as narinas das crianças com soro nasal antes de dormir, para que elas não respirem pela boca. Isso evitará a ocorrência de rinites, bronquites e alergias.
. Evitem ar-condicionado. Mas, caso não seja possível, a limpeza dele deverá ser impecável.
. Crianças alérgicas precisam de atenção redobrada, para que o processo alérgico não evolua para um quadro infeccioso.
. Busquem a unidade de emergência imediatamente para investigação pulmonar, caso a criança apresente febre.
Por fim, ressalto que, nessa época de chuvas prolongadas, é essencial manter o calendário de vacinas dos seus filhos atualizado.
Principalmente a vacina contra o pneumococo, pois essa bactéria provoca pneumonia grave e letal.