top of page

DICAS PARA VIVENCIAR UMA GESTAÇÃO TRANQUILA

A maternidade costuma ser um dos momentos mais esperados na vida de uma mulher, portanto, ela merece vivê-lo da melhor forma possível. Nesse texto abordo algumas dicas interessantes, que vão ajudá-las a aproveitar de forma saudável e agradável, essa indescritível experiência.






A gestação é repleta de muita alegria e insegurança para a gestante. São dúvidas que se não forem elucidadas corretamente, ficarão na mente da futura mamãe por 40 semanas.


Enumerei alguns passos que a futura mamãe poderá seguir, a fim de vivenciar a gestação com tranquilidade:


1.Faça um excelente pré-natal, busque profissionais qualificados e experientes. Os acompanhamentos pediátrico e obstétrico são fundamentais para que o bebê nasça bem e para a saúde da mãe, a fim de que ela não tenha complicações durante a gestação e após o nascimento do bebê.


2.Informe-se, esclareça suas dúvidas, obtenha a maior quantidade possível de informações sobre o período gestacional. Busque-as em fontes confiáveis e seguras, nem tudo que é veiculado pela internet deve ser tomado como verdade.

Os profissionais que a acompanham no pré-natal são os mais indicados para lhe fornecer as informações corretas.


3. Lembre-se: cada gestação e cada gestante é diferente da outra, portanto, compartilhar e ouvir experiências de amigas, mãe, irmãs, colegas de trabalho e outras mães que já vivenciaram a gestação, pode ser interessante, desde que você tenha em mente que cada uma tem a sua experiência pessoal.


4. A escolha da modalidade do parto dependerá do histórico clínico da gestante.

Fatores como idade, peso, medo, insegurança, tamanho do bebê e pressão arterial, influenciam nessa escolha. Ao longo do pré-natal os profissionais que a acompanham poderão orientá-la sobre qual modalidade é mais adequada para você e seu bebê.

Mais importante que escolher entre parto normal ou cesariana, é escolher o parto que garantirá a saúde e a segurança, da mãe e do bebê.


5. Prepare-se para depois do nascimento do bebê. Leia sobre os cuidados, banhos, cólicas, imunização, adaptação ao sono e demais assuntos relacionados ao pós-parto. É fundamental que você saiba o que há por vir. Assim, você ficará preparada e mais confiante.


6. Pratique atividades físicas e relaxantes, conforme a orientação médica.


7. Alimente-se bem com verduras, frutas, peixes ricos em ômega 3, vitaminas, para garantir o bom desenvolvimento do seu bebê.


8. Descanse bastante, durma bem, não se exceda e evite o stress. Os primeiros dias de vida do seu bebê serão de adaptação e mudança de rotina.


9. Seja positiva e otimista. Cerque-se de pessoas alegres, amáveis, queridas e felizes, ao longo de sua gestação. Essa postura contribui para trazer segurança e leveza ao processo gestacional.


10. Não se preocupe com as mudanças corporais ao longo da sua gravidez. Elas são consequência da realização do seu sonho. Celebre cada uma delas, evite se preocupar em perder peso rapidamente após o nascimento do bebê. Seguindo a dieta indicada pela equipe médica durante o pré-natal, isso não será um problema. Não se cobre em relação a isso.

11. Dedique seu tempo a acompanhar o desenvolvimento do bebê após o nascimento, é uma fase linda que passa rapidamente.

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page