top of page
Foto do escritorDr. Aluísio de Oliveira

Constipação Intestinal Infantil

O famoso "intestino preso". É muito comum a criança apresentar dificuldades para evacuar, mas nesse texto vou te explicar porque isso acontece, quando você deve começar a ensinar o seu bebê a usar o banheiro, quais alimentos seu filho deve ingerir para evacuar com tranquilidade e sem medo. A paciência e a compreensão com a criança constipada, bem como aquela que está saindo das fraldinhas e aprendendo a usar o banheiro é fundamental.



A constipação intestinal ocorre em crianças a partir dos 02 anos de idade até os 05 anos.

Eu considero a criança constipada quando, ela evacua menos de 3 vezes por semana, suas evacuações são difíceis, dolorosas e o aspecto das fezes é endurecido.


A maioria dos casos de constipação têm causas funcionais e podem ser solucionados sem a prescrição de medicamentos. Em situações excepcionais, eu prescrevo a lactulose, pois eu prefiro, tratar o problema de cima para baixo. Não recomendo o uso de supositório, pois eles tornam a ampola retal "preguiçosa".


O laxativo será utilizado por pelo menos 02 meses e será suspenso, apenas após 30 dias de funcionamento intestinal normal, conforme a orientação do pediatra.


O tratamento da constipação é longo e desafiador, contudo deve ser levado a sério para prevenir complicações futuras, tais como: fezes impactadas, fissuras anais e hemorroidas.


As causas da constipação são diversas: desmame precoce do bebê, introdução dele precocemente a outros alimentos, excesso de leite de vaca na dieta infantil favorecendo a formação de fezes ressecadas devido a saponificação do bolo fecal, pela ação do caseinato de cálcio.


Hábitos alimentares inadequados, consumo insuficiente de fibras, alterações anatômicas que favorecem a alteração da movimentação do intestino, que é a constipação orgânica, e pouca hidratação, também provocam o "intestino preso". A alergia à proteína do leite, igualmente, embora seja raro.


Mudanças de rotina, como viagens, situações estressantes, chegada do irmãozinho, ir para escolar pela primeira vez, também provocam constipação intestinal. Geralmente nesses casos ela é transitória e melhora espontaneamente.


A melhor forma de tratar a constipação é por meio de paciência, treinamento e alimentação adequada. Assim, a criança eliminará facilmente fezes macias e terá prazer em ir ao banheiro.

É muito importante que os pais façam o desfralde da criança adequadamente a fim de evitar traumas.


Já tive muitos casos, no meu consultório, de crianças com pânico de ir ao banheiro, porque muitas vezes os educadores da creche, da escolinha, e até mesmo, os próprios pais não estão capacitados para isso.


O treinamento para uso do banheiro deve ser iniciado acima dos 2 anos de idade, pois a criança já anda sozinha e consegue compreender comandos simples, além de conseguir diferenciar as fezes da urina. É normal que ela demore até os 4 anos para adquirir controle dos esfíncteres.

Portanto, não se deve iniciar o treinamento precocemente para evitar a constipação.


Advirto ainda que, os pais, educadores e babás, não devem repreender e nem punir a criança, porque ela não alcançou o controle esfincteriano. O ideal é que os próprios pais levem a criança junto com eles ao banheiro para que elas possam lidar com o sanitário naturalmente.


Se a criança estiver fazendo uso de laxativos, é importante levar ao conhecimento do educador para que ela possa ir ao banheiro sempre que sentir necessidade e evitar constrangimentos.

Crianças constipadas podem sofrer de incontinência fecal e eliminar fezes líquidas, e serem vítimas de bullying dos colegas de escola.


Atividades físicas regulares auxiliam a estabelecer o funcionamento intestinal normal, hidratação à vontade, fibras, consumo de mamão, aveia, linhaça, pêra, ameixa, kiwi, frutas vermelhas, alho, folhas, cebola, aspargo, farelo de trigo, grão de bico e feijão, previnem a constipação intestinal e auxiliam no tratamento daquelas crianças que já estão acometidas por ela.


Outra dica interessante para vocês é estabelecer desde o treinamento, do desfralde um horário para criança ir ao banheiro. Educando o intestino dela e tornando-o um "reloginho". Para aquelas que sofrem de intestino preso, recomendo que elas procurem o banheiro 1 hora após as refeições, pois os alimentos no estômago estimulam a motilidade intestinal.


Adeque o banheiro para as crianças pequenas, elas precisam de um redutor de assento e um banquinho para apoiar os pés na hora da evacuação. Evitem que elas levem celulares e tablets para o banheiro, elas precisam ficar relaxadas e concentradas para fazerem "cocô".


Por fim, esclareço que alimentos como iogurte, e vegetais fermentados podem ser introduzidos à dieta da criança, se ela aceitar. Entretanto, não aconselho a ingestão de probióticos comerciais, uma vez que não há evidências de que eles devam ser consumidos por crianças.





3.195 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page