top of page
Foto do escritorDr. Aluísio de Oliveira

Como proceder se o bebê estiver desacordado?

É muito importante que os pais tenham noções de primeiro socorros. Isso porque, em caso de emergências vocês saberão como proceder corretamente para garantir a sobrevivência da criança até a chegada da equipe de paramédicos ou bombeiros. Considero esse texto importantíssimo, portanto recomendo a todos que compartilhem o link do blog com amigos, familiares, para que todos fiquem cientes dos procedimentos e principais causas de inconsciência infantil.



Diante de um bebê desacordado é preciso manter a calma e agir com rapidez e eficiência, pois cada segundo é essencial para a sobrevivência da criança.

Inicialmente verifique se o bebê está consciente ou inconsciente, para isso basta beliscar suas perninhas e chamá-lo pelo nome em voz alta. Dessa forma poderemos avaliar o estado neurológico e o grau de consciência da criança.


Caso o bebê não responda aos estímulos acione imediatamente o SAMU pelo 192 ou os Bombeiros pelo 193, e enquanto aguarda a chegada dos paramédicos inicie a reanimação-cardiopulmonar, por meio de compressões torácicas.

Coloque os dedos do meio e anelar no peito do bebê, na linha abaixo do mamilo e inicie as compressões no tórax de forma rápida e forte, a uma profundidade de 4 cm, de modo que haja o retorno total do tórax.

Continue as manobras ininterruptamente até que a criança acorde ou até a chegada dos paramédicos.

É imprescindível que os pais saibam as principais causas de inconsciência do bebê, a fim de prevenir situações como a descrita acima.

As principais causas de inconsciência são: engasgo com balas; afogamento em piscinas, baldes de limpeza, banheiras e vaso sanitário; intoxicação por medicamentos tais como: descongestionantes nasais, remédios à base de nafazolina; doenças cardíacas não diagnosticadas; quedas e traumas de trânsito.


Portanto, mantenham os medicamentos em locais inacessíveis ao bebê, evitem que a criança tenha contato ou brinque em locais, onde os utensílios e materiais de limpeza ficam armazenados, mantenham as portas de banheiros e tampas de vasos sanitários fechadas, e principalmente, não deixem o bebê ou a criança desacompanhados.

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page