A chegada de um bebezinho na família é motivo de alegria e satisfação para todos. Contudo, é preciso que haja regras para as primeiras visitas ao bebê, a fim de que ela não se torne cansativa e indesejável para os pais e para o recém-nascido. Aqui vão algumas dicas interessantes que adquiri ao longo dos 45 anos de pediatria e duas filhas.
É importante que haja compreensão por parte de familiares e amigos nesse início, embora todos estejam ansiosos para conhecer o recém-nascido, cabem aos pais estabelecerem algumas regras e horários para as visitas. O cancelamento delas poderá ocorrer sempre que o bebê não estiver bem, quando os pais estiverem cansados, são eles que determinam sua conveniência.
As visitas ao recém-nascido são bem-vindas, contudo não devemos transformá-las em grandes eventos sociais. Para não quebrar a rotina que está sendo implementada, evite aglomerações, convide grupos pequenos, de 3 a 4 pessoas por vez.
As visitas devem ser breves, por isso evite lanches prolongados, almoços e jantares. Sirva apenas cafezinho e água, pois bebidas alcoólicas, refrigerantes, salgadinhos e bolos, sugerem clima festivo.
As visitas prolongadas excitam a criança, dificultam o adormecimento rápido dela. Sem contar a exaustão dos pais após a visita, que não terão a paciência e o ânimo necessários para lidar com o stress da criança.
Outro detalhe importante diz respeito ao contato da visita com o recém-nascido. O ideal é que o bebê não vá até o cômodo onde estão os convidados. Leve a visita, após higienizar as mãos, ao quarto do recém-nascido para que o observe no berço.
Se a visita chegar na hora da amamentação, a mãe deve se retirar e amamentar o bebê em um local sossegado, sozinha com ele, para evitar a agitação da criança e o nervosismo da mãe. O mesmo vale para troca de fraldas.
Evite que a visita pegue o bebê no colo, ou que ele fique passando de colo em colo. Conforme mencionei anteriormente, as visitas observarão o bebezinho no seu berço, sem a necessidade de contato direto com ele. Jamais acorde a criança para que os visitantes a vejam.
Caso algum dos visitantes esteja adoentado, peça educadamente, que ele permaneça na sala, enquanto os demais visitam o bebê no quarto, para evitar que a criança adoeça. O ideal é que haja bom senso da parte do convidado adoentado.
Visitas com criança são bem-vindas, desde que a criança fique na sala e o bebê no quarto. Evite o contato entre eles, pois a criança pode estar com princípio de gripe ou resfriado. E assim, pode acabar contaminando o bebê.
Comments