Bebês devem ou não chupar chupeta? Ela faz mal? Por quanto tempo o bebê pode usá-la?
Essas dúvidas são muito frequentes, principalmente em pais de primeira viagem. Por isso, achei interessante discorrer sobre esse tema aqui no blog com vocês!
A chupeta faz parte da infância de muitos bebês, inclusive de nós pais. Ela é uma ferramenta eficiente para tranquiliza-lo e acalmá-lo.
Eu não aconselho o uso da chupeta, logo após o nascimento. Isto porque, o bebê precisa se acostumar com o formato e a consistência do bico do seio materno.
O recém-nascido que recebe a chupeta assim que nasce, costuma rejeitar o bico da mãe, pois a chupeta possui consistência e formato mais agradáveis que o seio materno.
Contudo, após o trigésimo dia de nascimento, caso a criança já esteja mamando bem, sou a favor da introdução da chupeta na rotina dela.
Eu indico chupeta para os meus pacientes, pois a criança tem uma necessidade fisiológica de sucção.
Eu costumo dizer que existe um reflexo de sucção e ele precisa ser gasto. Muitas vezes a criança faz o bico do seio materno de chupeta. Nessas situações ela não está com fome e nem deseja o aconchego materno, ela apenas deseja suprir esse reflexo de sucção.
O reflexo de sucção é muito importante para alimentação do bebê.
Por que a criança acalma quando está com a chupeta?
Porque a sucção da chupeta libera a endorfina, que é um hormônio que provoca a sensação de bem-estar e tranquilidade na criança. Ele modula a dor, o humor e a ansiedade do bebê.
De acordo com a OMS, o limite temporal para o uso da chupeta é até os 03 anos de idade. Contudo, podemos iniciar a limitação de seu uso a partir dos 02 anos de idade.
Principalmente, quando a criança começa a frequentar escolas e creches, para que não haja compartilhamento de chupetas, evitando a exposição do bebê a viroses e infecções. Bem como, para não prejudicar o desenvolvimento da arcada dentária dele.
Na minha opinião, cabe a nós pediatras mostrar os prós e contras da chupeta, e aos pais a decisão de usá-la ou não.
#babydicas #chupeta #pediatra #neonato #crianca #paisdeprimeiraviagem #maedemenina #maedemenino #paisolteiro #maedeautista #paisdegemeos #draluisiodeoliveira