Você sabia que a maioria dos acidentes domésticos são evitáveis? Saiba como proceder para evitar acidentes com o seu bebê. Doze dicas simples para manter seus filhos seguros e protegidos dentro de casa.
Sempre digo aos meus pacientes que a casa deve ser preparada para chegada do bebê. Essa preparação diz respeito não só ao conforto da criança, como também a sua segurança. Das pessoas que cuidarão dela até os brinquedos que ela utilizará, tudo isso deve ser levado em consideração quando se trata da proteção e segurança do bebê.
Até os 05 anos de idade, as crianças passam a maior parte do tempo em casa, portanto cabem aos pais colocarem redes e grades de proteção, em janelas para evitar acidentes. Lacrarem os armários e gavetas para evitar cortes com facas e tesouras. Pois, nessa faixa etária as crianças são muito curiosas e em razão do desenvolvimento neurológico delas, correm e pulam frequentemente.
Crianças precisam de supervisão 24h por dia. É exaustivo, eu sei, mas dessa forma evitaremos a ocorrência de acidentes domésticos. Boa parte dos acidentes que tratei na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital de Base, poderiam ter sido evitados com as seguintes precauções:
1. Jamais alimentem a criança deitada ou dormindo, pois ela pode se asfixiar. 2. Não deixem cabos de panela para fora do fogão, fornos acesos e nem ferros de passar roupa ao alcance da criança, para evitar queimaduras. O ideal é evitar que a criança permaneça nesses ambientes. 3. Evitem que a criança brinque próxima de baldes, tanques, banheiras e sanitários, pois a maioria dos afogamentos infantis ocorrem dessa forma. 4. Mantenham o berço ajustado na altura correta, evitem o excesso de protetores, para que eles não sirvam de trampolins e a criança os escalem a caiam do berço. E nem permitam que seus filhos pulem nas camas, assim evitaremos traumatismos cranianos encefálicos. 5. Guardem medicamentos e materiais de limpeza em locais inacessíveis a criança, para evitar a ingestão e intoxicação. 6. Mantenham tomadas e aparelhos elétricos elevados e protegidos, para evitar a ocorrência de choques elétricos. 7. Instalem portões nas escadas, para evitar quedas. 8. Jamais deixem pequenos objetos acessíveis a criança, tais como: brincos, moedas, parafusos, grampos de cabelo, agulhas de costura, botões, pilhas, baterias, pois ela poderá aspirá-los ou engoli-los. 9. Mantenham os jardins e quintais de casa limpos e com a grama bem cortada, a fim de evitar que a criança seja picada por insetos, cobras, escorpiões e abelhas. 10. Mantenham sacos plásticos e plástico bolha longe do alcance da criança, para evitar sufocamentos. 11. Instalem cercas ou portões ao redor de piscinas e lagos paisagísticos, a fim de evitar o afogamento das crianças.
12. Mantenham sempre afixados na geladeira ou em um local de visibilidade constante da casa, os telefones para emergência e não esqueçam de incluir nessa lista os telefones do SAMU e do Corpo de Bombeiros. Seguindo esses cuidados simples e eliminando os fatores de risco, seus filhos estarão em segurança. Em caso de acidentes,procurem a unidade de emergência mais próxima imediatamente. #babydicas #acidentedomestico #pediatra #crianca #bebe #neonato #saudeinfantil #cuidados #draluisiodeoliveira
Comments