A higienização dental do bebê deve ser iniciada logo que nascerem os primeiros dentinhos. Mas qual a melhor forma de higienizá-los? Escova? Cotonete? Dedo e luvas de silicone? Qual o melhor creme dental? Posso usar flúor? Posso usar fio dental? Todas essas questões serão respondidas aqui no blog.
Quanto a melhor forma de higienizar os dentinhos do bebê, tanto faz!
Caso opte por escova dental, use a menor possível e com cerdas macias para não machucar a gengiva do bebê.
E quanto ao creme dental? Infantil? Adulto? Com flúor? Sem flúor? Essas dúvidas aparecem demais no meu consultório.
Eu sempre recomendo o creme dental infantil e preferentemente sem sabor, para que a criança não o engula ou confunda com alimento. Evitem usar pastas clareadoras, removedoras de placas e tártaro.
Não há necessidade de encher a escova da criança com pasta de dentes, basta uma faixa equivalente a um grão de arroz cru.
E quanto ao flúor? O creme dental deve conter flúor sim, pois ele inibe a formação das lesões de cárie e mantém a mineralização dos dentes da criança.
O flúor cria uma barreira protetora que deverá ser renovada constantemente, porque ela se perde cada vez que a criança se alimenta. E considerando que, bebês se alimentam várias vezes ao dia essa proteção acaba se perdendo.
A partir do nascimento do segundo dentinho do bebê já é recomendável o uso de fio dental. Lembrando que: tanto a escovação, quanto o manuseio de fio dental, devem ser realizados por um adulto.
A higienização dental deve ser feita duas vezes ao dia. Mas doutor, o flúor vai amarelar o dente do meu bebê? Normalmente não. Somente em casos, onde ocorre uso excessivo de flúor que isso poderá acontecer.
Para aqueles pais que desejam obter mais esclarecimentos ou desejam iniciar o acompanhamento dentário de seus bebês, eu recomendo a visita à odontopediatra.
Komentáře