Com a proximidade da Páscoa, diversos pacientes me fizeram essa pergunta. Então achei relevante trazer esse tema aqui para o blog. Quais os cuidados que devemos ter ao oferecer chocolates para crianças? A partir de qual idade o consumo é seguro e adequado? E sobre as quantidades? Tudo isso será abordado no texto abaixo
Com a chegada da Páscoa vários pacientes tem me questionado sobre a possibilidade de oferecer ovos de chocolate aos seus bebês.
O chocolate é realmente muito saboroso, entretanto, somente devemos oferecê-lo às crianças acima de dois anos. Isto porque, crianças com idade inferior a dois anos não devem consumir açúcar.
O chocolate e os ovos de páscoa são ricos em gorduras, açúcares e carboidratos, portanto são alimentos desaconselháveis para o bebê, pois seu organismo não está amadurecido o suficiente para receber essa carga de nutrientes.
Aqueles que desejarem oferecer chocolates para seus filhos acima de 02 anos, devem ficar atentos à quantidade. O ideal é oferecer pequenos pedaços do ovo, ou um quadradinho pequeno se for barra de chocolate.
Jamais permitam que a criança coma um ovo de páscoa inteiro, pois isso acarretará em diarreia, vômitos e uma visita ao pronto socorro durante o feriado.
Para as crianças abaixo de 02 anos, que ainda não conhecem o chocolate e nem doces em geral, mas cujos pais desejam que elas participem das festividades da Páscoa, eu recomendo a oferta de biscoitinho de polvilho e biscoitinho sem lactose.
Para as crianças maiores que sofrem de intolerância à lactose, eu recomendo aos pais que busquem os ovos sem lactose. As marcas tradicionais já dispõem de ovos sem lactose.
Para as crianças diabéticas, é recomendável medir a glicemia antes de consumir ovos de páscoa, tomar insulina rápida ou ultrarrápida, calculando a dose conforme orientação médica. Em crianças pequenas, tomem cuidado com a dose administrada para não causar hipoglicemia.
Medir a glicemia 2 horas após o consumo do pedaço do ovo pela criança também será necessário, pois os ovos Diet também contém açúcar! Na matéria prima da fabricação deles há açúcar na composição, logo o consumo deve ser feito em pequenas quantidades.
É fundamental que os pais leiam os rótulos dos ovos de páscoa que pretendem oferecer aos seus filhos. Para conhecer as informações nutricionais, principalmente a quantidade de gorduras e carboidratos, bem como para saber se eles podem ser consumidos pela criança.