Com a chegada das férias, muitos pais sentem uma certa insegurança na primeira viagem de avião com o seu bebê. Contudo, asseguro-lhes que com alguns cuidados, a viagem será prazerosa para toda família. No texto abaixo discorro sobre algumas dicas simples e práticas, que se aplicadas corretamente, tornarão sua viagem tranquila e livre de qualquer preocupação.
Sempre me perguntam como fazer da viagem aérea a mais confortável possível para o bebê. O primeiro passo, para garantir o sucesso da viagem, é evitar que o bebê sofra com dor de ouvido.
A dor de ouvido é decorrente da despressurização da cabine do avião, levando ao aumento da pressão interna do ouvido da criança, na decolagem e aterrissagem do avião.
Para evitá-la, nós, adultos, chupamos balas, engolimos saliva, mascamos chicletes, a fim de evitar essa descompensação auricular, e facilmente solucionamos o problema.
Para as crianças maiores podemos usar a mesma tática. Portanto, ofereça pirulitos, balas, chicletes a elas, sempre tomando as devidas precauções para evitar o engasgo.
Já para as crianças menores e bebês devemos adotar outra prática para eliminar esse desconforto. Eu costumo orientar meus pacientes a pingar gotas otológicas no ouvido das crianças, em torno de meia hora antes do embarque, para evitar a otalgia.Três gotas em cada ouvido são suficientes para evitar esse mal-estar.
E durante a decolagem e durante a aterrissagem, coloque a criança para sugar o seio materno, a mamadeira ou a chupeta. Pois, isso contribuirá para a redução da pressão interna no ouvido.
O segundo passo é prevenir a náusea e o vômito na aeronave. Atualmente as crianças não fazem mais tanta náusea durante voos. Porém, caso a sua criança seja mais sensível e habitualmente sinta enjoos em viagens de carro ou avião, basta medicá-la com algumas gotinhas de antiemético trinta minutos antes do embarque e tudo correrá bem.
O terceiro passo é levar algum tipo de entretenimento para a criança durante a viagem. Embora os aviões disponibilizem filmes, desenhos e jogos para a garotada, vale a pena levar um tablet, livro, livros para colorir, quebra-cabeça e outros brinquedos preferidos da criança. Assim, ela ficará entretida por boas horas, nos intervalos dos cochilos e das refeições, garantindo uma viagem tranquila e prazerosa para todos.