Essa pergunta é muito frequente em consultório pediátrico. Ela geralmente vem acompanhada de outra pergunta: Quanto tempo devo ficar com ele no colo para evitar o engasgo? Essas e muitas outras questões serão tratadas ao longo do texto
Essa pergunta é muito interessante e vem sempre acompanhada de outra: quanto tempo devo ficar com ele no colo para evitar o engasgo?
É normal que o bebê regurgite após a amamentação. Geralmente isso vai ocorrer até o sétimo mês de vida.
Principalmente naqueles bebês que só ingerem leite materno e não temos como medir a quantidade que mamam.
O estômago deles é pequeno e conforme a quantidade de leite ingerida e da força de sucção empregada na mamada, o estômago fica com sua capacidade completa rapidamente.
Esse fato acrescido ao ar e a uma válvula, denominada cárdia que regula a entrada do leite no estômago, são os fatores que contribuem para regurgitação ou golfada do bebê.
Quanto mais flácida for a válvula cárdia, mais ele regurgitará. Mas o que fazer para evitar o engasgo?
Devemos manter o bebê, após a amamentação, quieto e com a cabeceira elevada. Assim ele não sofrerá engasgo e pouco regurgitará.
Mantenha seu bebê em uma inclinação de 30 graus, ou seja, semi-sentado em um bebê conforto.
Não há necessidade de ficar com ele no colo o tempo todo, até porque se ele acostumar, isso se tornará um problema para você.
Os bebês que mamam com vigor e ganham peso são os que mais regurgitam.
Entretanto, não há motivo para preocupação, tão logo as papinhas e alimentos sólidos sejam introduzidos na dieta, as golfadas reduzirão até desaparecerem por completo.
#babydicas #regurgitacao #bebe #recemnascido #pediatra #neonato#paisdeprimeiraviagem #futuramamae #mãedemenina #paidemenino#paisdegemeos #saudeinfantil #cuidadosinfantis