Igualmente conhecida como dermatite de fraldas, é uma irritação comum em crianças, nos primeiros anos de vida. Nesse texto vou explicar detalhadamente como a assadura acontece, o que fazer para preveni-la, como tratá-la e os cuidados diários que as mamães e papais precisam ter para evitá-la. Tudo muito simples e fácil, para tornar os cuidados com o seu bebê ainda mais tranquilo e prático.
A assadura pode ter início, logo após o nascimento e se estender até os 02 anos de idade, que coincide justamente com o período de uso de fraldas descartáveis.
A pele do bebê, por ser muito sensível e fina, sofre agressões diariamente.
Calor, umidade e contato prolongado com urina e fezes a tornam suscetível às irritações e infecções.
Portanto, mantenha o seu bebê sequinho e limpo, realizando a troca de fraldas constantemente.
Assim, você diminui os riscos de a assadura aparecer nele. Fraldas e calças plásticas, aumentam o calor local, umidade e retenção de suor, que favorecem, igualmente para o surgimento da assadura.
Por isso, é importante deixar o seu bebê ficar algumas horas do dia sem a fralda, para que a pele dele possa ventilar e respirar.
Manter a região genital da criança limpa e seca é fundamental, para evitar a incidência de assaduras. Aumente o número de trocas de fraldas, a fim de garantir a saúde da derme do seu bebê. Isso evitará a penetração de bactérias e fungos nessa região.
Opte por fraldas superabsorventes ou de pano, pois elas são menos alergênicas. Use fraldas mais folgadas para permitir a ventilação da região e use pomadas e cremes, prescritos pelo pediatra, para proteger a pele da criança, sempre que trocar sua fralda.
As pomadas anti-assaduras funcionam como barreiras entre as fezes, urina e a pele da criança. Ela protege e impede o contato da pele com os excrementos.
Em caso de assadura, lave as nádegas e a genitália da criança com água morna e seque suavemente com toalha macia ou secador de cabelo com temperatura média. Não é necessário o uso de sabonete, pois ele resseca a pele.
Evite o uso constante de lenços umedecidos, pois eles podem piorar a assadura. Caso o quadro persista, procure o seu pediatra.