Afecções Dermatológicas frequentes em crianças

Acho importantíssimo tratar desse assunto, principalmente porque estamos iniciando o período de agravamento da seca em Brasília, portanto, vocês pais precisam estar alertas aos sintomas de cada patologia e ao tratamento adequado. A derme infantil é muito delicada e exige cuidados especiais para evitar que essas lesões piorem.

Com a chegada da seca a incidência delas aumenta, portanto, acho interessante relacioná-las, para que vocês pais, fiquem mais tranquilos e cientes dos sintomas e tratamentos:

· Dermatite atópica: essa lesão cutânea, possui fundo alérgico, caráter hereditário e costuma estar associada aos mesmos fatores que desencadeiam as Rinites e Asmas. Ela é mais frequente em crianças dos 3 meses aos 12 anos de idade, porém pode ocorrer em qualquer fase da vida. Os sintomas são: coceira intensa, lesões eritematosas no couro cabeludo, “dobrinhas”, joelhos e face. Essas lesões são esfoliativas e podem conter um odor que incomoda as crianças. O tratamento se da por meio de cremes hidratantes a base de corticoide e banhos rápidos

· Sardas: frequentes em crianças ruivas ou de pele muito clara. Os sintomas são manchas amarronzadas, que se acentuam com a exposição ao sol. O Tratamento é evitar a exposição solar prolongada, usar bastante protetor solar, bonés, camisas UV e dar o banho de sol na criança entre 7h30 e 9h00.

· Hemangioma: é um tumor benigno de pele, frequente na nuca, pescoço e sobrancelhas. Ele é uma mancha avermelhada, que fica mais acentuada em dias quentes. Não requer tratamento, pois desaparece com o tempo.

· Manchas Mongólicas: são muito frequentes em nossas crianças, por causa da miscigenação de raças. Tratam-se de manchas vinhosas na região das nádegas e cervical. Não exigem tratamento, pois desaparecem com o crescimento.

· Milium Nasal: são pápulas(carocinho) amareladas concentradas na base do nariz do recém-nascido, não requer tratamento, pois desaparecem com o crescimento.

· Miliária Rubra: são as famosas brotoejas. Ocorrem mais frequentemente no tórax superior e pescoço. Estão associadas ao calor excessivo e sudorese. O tratamento recomendado é usar roupas leves no RN, banhos frequentes e evitar sol após as 10hs.

· Urticárias: são pápulas pruriginosas (carocinhos que coçam) por todo corpo secundárias a picada de inseto. O tratamento imediato é cortar as unhas do bebê para evitar lesões cutâneas e medica-lo com antialérgicos orais prescritos pelo pediatra.

. Dermatite de fralda: é a famosa assadura, muito frequente em bebês e crianças até os 12 meses de vida. O tratamento é bastante simples, conforme mencionamos nos textos sobre dermatite amoniacal e prurido anal, basta realizar a troca frequente de fraldas, evitar o uso de lenços umedecidos, aplicar pomadas e cremes anti-assaduras e manter a higienização do bebê impecável.

. Dermatite seborreica : é muito comum em recém-nascidos e na primeira infância. Nesse quadro é necessário fazer um diagnóstico diferencial entre APLV, que é a Alergia a Proteína do Leite de Vaca, e a Acne Neonatal, que já abordamos em postagem anterior.

A dermatite é caracterizada por lesões papulosas pruriginosas, secas, presentes no couro cabeludo, sobrancelhas, associadas ao excesso e acúmulo de gordura nessas regiões.

O tratamento é feito por meio da aplicação de cremes a base de corticoides.

Caso os sintomas não cessem, busquem o pediatra imediatamente. Dependendo da gravidade do caso, um dermatologista pediátrico também será indicado.

4.663 visualizações0 comentário