top of page
Foto do escritorDr. Aluísio de Oliveira

Acompanhamento pediátrico durante o pré-natal

A maioria das gestantes acredita que o acompanhamento pediátrico somente será necessário após o nascimento do seu bebê. Todavia, esse acompanhamento deve ser realizado desde o início da gestação, venha saber porque.


O acompanhamento pediátrico pré-natal deve ser feito ao longo dos 3 trimestres da gestação, para que o pediatra acompanhe os primeiros mil dias da criança.

Avaliações de exames pré-natais e do feto, orientação nutricional, acompanhamento da sorologia da gestante, do crescimento intrauterino do bebê, são algumas das atribuições do pediatra durante a gravidez.

Nessas consultas o médico será informado sobre o histórico da gestante, buscando informações acerca das gestações anteriores, nos casos de mães que estão na segunda gravidez em diante, para traçar um comparativo entre o desenvolvimento desse feto e dos anteriores.

Caberá a ele abordar questões relativas às patologias inerentes ao grupo sanguíneo e fator RH, riscos de hipoglicemia e icterícia naquelas mães que tenham fator RH negativo.


As mães portadoras de RH negativo, cujos os fetos podem ser RH positivo, precisam de uma atenção especial, principalmente as que estão na segunda gestação e seus filhos nasceram RH positivos na gravidez anterior.

O pediatra esclarecerá a paciente sobre os tipos de icterícias. Icterícia por incompatibilidade ABO, icterícia por isoimunização, que é a situação das pacientes portadoras do fator RH negativo, e falará sobre as doenças de erro de metabolismo.

Todas essas informações valiosas serão conferidas aos pais durante o acompanhamento pediátrico pré-natal.

De modo que, o acompanhamento pediátrico durante a gestação é tão imprescindível quanto o obstétrico, para garantir o bom desenvolvimento do bebê e da mãe, a saúde de ambos e o êxito da gravidez.



74 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page